terça-feira, 17 de janeiro de 2012

OS VALORES SEM VALOR.

Li outro dia um texto da Danuza Leão sobre as qualidades mais valorizadas nos dias de hoje. Fui lendo e sentindo um certo incômodo, não percebendo bem onde ela queria chegar.

Ela começa dizendo que, como tudo mudou, iria falar das qualidades que dão mais ibope:

" É preciso ser ligado, antenado e, sobretudo, bem informado. Mas é preciso também ser esperto para usar as informações na hora certa".

(Em Paris, café nos tempos antigos.)

"Cultura já esteve mais em alta, mas tem sua vez em algumas rodas, e conhecer profundamente um assunto - mesmo só um - costuma deixar as pessoas de queixo caído.
Outra qualidade muito valorizada é a dos que leem os jornais - bem. Todos os do Rio e de São Paulo, claro, e talvez de mais uns quatro Estados."

(Linda Estação Ferroviária de Caxambu).

"Saber esgrimar com as palavras também faz grande sucesso, mas é perigoso: sempre pode haver alguém mais talentoso e ferrar você de vez. Mas quando quiser falar mal de alguém, seja irônico, é mais cruel, não compromete, não dá processo e nunca diga nada que possa ser repetido: fale bem, mas usando tons de voz e sorrisinhos que vão arrasar, de vez, aqueles de quem você não gosta".

(Bairro Penha, no Rio de Janeiro dos anos 20. Ainda rural e com a famosa igreja lá no fundo da foto.)

"Mas um dia você se lembra de que há muito, muito tempo, existiam qualidades bem diferentes dessas, e que hoje não fazem o menor sucesso.
Tem sentido, hoje em dia, dizer de alguém que ela tem um excelente caráter ?"


(Muitas rosas no Parque das Águas de S. Lourenço nos tempos idos !)

"Que é sincera ? Que nela você pode confiar ? Se você gosta de verdade dela, é melhor ficar calado, pois pega até mal dizer essas coisas de um amigo. E existem ainda outras de que não se ouve falar há tanto tempo, mas tanto, que já virou até coisa de época".

(Dirigível Zepelin no Rio de Janeiro, na década de 30.)

"Passa pela cabeça dizer que uma pessoa é sensível, terna, delicada, bem-educada, que tem um grande coração ? Pega até mal; e passa pela sua cabeça que uma pessoa é bondosa?"

(Copacabana em 1910 !)

"Procure lembrar há quantos anos você não ouve falar de um gesto de bondade, não recebe um olhar de bondade, não ouve nem pronuncia a palavra bondade, se é que isso ainda existe.
Se não souber do que se trata, procure no dicionário, e talvez encontre; talvez."

(Batalha de Flores - Carnaval 1907.)

Quando terminei de ler - e já reli - só pude pensar que existem vários mundos nesse mundo !
Esse mundo de que ela fala - e não sei se o texto retrata uma verdade ou é somente um texto para a revista - está muito distante de mim !
Aqui nas minhas rodas ainda se valoriza a sinceridade, o bom caráter, e uma pessoa terna, educada, sensível é muito valorizada. Quem tem um bom coração então está muitíssimo bem cotado por aqui !
E a bondade podemos encontrar em qualquer lugar, a qualquer hora do dia ou da noite !!!

E você, amigo leitor, em que mundo está vivendo ?

Nas fotos, imagens de tempos antigos.

6 comentários:

  1. Nossa amiga,

    estava lendo e pensando...eu ainda gosto e posso usufruir bastante dessa generosidade, bondade e riqueza de caráter. Será que ela está falando de que lugar???
    Pois é amiga, graças a Deus ainda tem isso tudo no meu mundinho! Tá que tem gente ruim também. Mas isso é desde que o mundo é mundo, né amiga. Não podemos generalizar nem globalizar! Acabei de postar sobre alguns cantinhos por aqui que só de olhar o lugar, se percebe a pureza que ainda existe nas pessoas que ali vivem. Tudo bem bucólico no sentido real da palavra!

    Bjinhos e valeu a postagem!

    ResponderExcluir
  2. Olá Flora...lendo o seu post...e vendo o outro que vc postou ai embaixo...fiz uma volta no tempo...e fiquei feliz em saber que como eu ainda tem gente....que vivi e acredita....no valor....do respeito .do carinho ....da solidariedade..da amizade....porque hoje realmente em alguns momentos ta dificil ..encontrar gente assim......acredito que estamos passando por uma inversão de valores tão grande....que não sei aonde vamos parar...eu continuo vivendo a moda antiga....com muito amor....
    Amei o seu texto...quando for ai para Caxambu ...ou região ..gostaria muito de conhecer...esse mundo em que voce vive...

    Beijos carinhosos...

    ResponderExcluir
  3. Olha eu de novo....Eu tenho um filho que se chama Lourenço....e há una anos atrás levamos ele a São Lourenço para conhecer a cidade que tinha o seu nome...estamos nos programando para voltar.....pois adoramos muito isso tudo ai......essa serra é magica.....

    ResponderExcluir
  4. Oi, Katia:
    Eu sei que existem pessoas assim como ela diz, mas no meu caminho dificilmente elas passam...


    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lu:
    Bom receber seu comentário !

    Não sei se é questão de energia, mas só costumam aproximar-se de mim pessoas boas, que me tratam bem e ajudam. As atendentes das lojas, as caixas de supermercado, os prestadores de diversos serviços. Eu também estou sempre tratando-os com educação e simpatia, e recebo isso de volta.

    Quando vier a Caxambu, passe por aqui também !

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Volte sim, Lu, e venha me visitar !
    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!