segunda-feira, 7 de junho de 2010

PLANETA ÁGUA


O tema do mês de Junho, na nossa TEIA AMBIENTAL, é a responsável pela vida no Planeta Terra: a ÁGUA.
Muito eu poderia falar aqui sobre a água, a falta da água, a poluição da água, a importancia da água, a pureza e o frescor da água, etc, etc, etc. Mas acho que não vou falar muito não...

O que mais se pode dizer sobre os valores do elemento que existe no nosso próprio corpo ? Todos já sabem que sem água não há vida. Podemos viver de Prana, sem alimento, mas sem água é impossível.
Adoro essa foto, e já usei várias vezes por aqui. É do Sítio da minha amiga Vilma, onde a água nasce abundantemente e é muito bem aproveitada, além de embelezar a paisagem.

Preciso dizer dos valores da água mineral, aquela que é curativa e que existe em poucas partes do mundo, sendo a minha cidade uma delas ?
Aqui as pessoas vem beber diretamente da Fonte, e essa água é usada para tratamento, sendo receitada por médicos conscientes da importancia do uso da água mineral para a saúde humana.

Já repararam no frescor que um lago proporciona ? A visão de suas águas serenas acalma as tensões e dá paz ao nosso espírito.

As águas revoltas, assustadoramente fortes de Foz do Iguaçu, fizeram com que eu enxergasse minha pequenez diante dessa obra grandiosa da Natureza. Quanta água...

Nosso Rio Verde, banha e abastece a cidade com sua água - que não é verde !
Sem ele seríamos mais pobres de vegetação e de beleza.

Pensei em fazer uma postagem bombástica, criticando, denunciando, reclamando contra tudo que nós, seres humanos, estamos fazendo com nossa nave, nossa casa, nossa Terra.

Mas hoje estou "Zen", assim como o número 7...
Nada de brigas, questionamentos, revoltas.

E termino esse momento de grande paz, com a música que, para nós brasileiros, é o Hino da Água :
PLANETA ÁGUA, sucesso desde 1981 quando foi composta pelo ótimo Guilherme Arantes.
Apreciem a beleza dessa letra que sempre me faz os olhos encherem de ... ÁGUA


14 comentários:

  1. Parece que escolhi um bom dia para visitar a amiga Flora, pois está assim muito "Zen". Vê, não custa nada! Meu número é o 3, seja lá o que isso queira dizer...
    Pois é, muito se fala do petróleo mas não será a falta dele que nos deve preocupar. A água, sim! Será fonte das guerras futuras. Porém, como estamos "Zen",pensemos em coisas bem mais alegres e que a nossa Aldeia nos vai proporcionando.
    Bem haja pelos seus parabéns e é para que veja que a idade não conta. Velhos, são os trapos!
    Abraço,
    João Celorico

    ResponderExcluir
  2. Linda e sensível esta sua postagem, como tudo que vem do fundo da sua alma, minha querida Flora.
    A união perfeita da água-natureza com a água- emoção foi digna de um Machado de Assis, ou seria melhor de um Noel ou Chico Buarque?
    Com açucar e com afeto. Maltrapilho e maltratado.
    Você que atende ao apito de uma chaminé de barro.
    É melhor cair das nuvens do que de um 3º andar.
    Estas são frases que misturam situações e emoções de autoria desses gênios literários, dentre os quais pode sentir-se incluída com esta sua postagem.
    Muitos beijos e louvores pra minha ambientalista favorita.
    Gilberto.

    ResponderExcluir
  3. Você optou pela beleza e pela paz que a água nos proporciona.
    Vou citar algo que devo ficar mais atenta com relação à água. Bebo pouquíssima água, não tenho sede, simplesmente esqueço de beber... mas sei que não é bom pra saúde. Nesse momento há uma garrafinha de água aqui do lado, aí sim me lembro de beber. Mas se não reponho, fico horas e horas sem líquido. Péssimo hábito a ser trabalhado!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Querida Flora, lindíssimo texto, lindíssimas fotos.
    Linkei o seu post e o do Gilberto no fim do meu post de ontem, sobre o meio ambiente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Querida Flora, vim conhecer seu espaço a pedido de Orvalho do Céu.
    Excelente sua participação na Blogagem Coletiva, também estou participando.
    Amiga, também gostei muito da postagem sobre a água, um grande alerta para nós.
    Sem água é impossível viver.
    Deixo o convite para que me faça uma visitinha, para mim será um grande prazer.
    Um grande abraço, uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Flora ! Ótima maneira de
    começar o dia, vendo essas
    imagens tão tranquilizadoras.
    Acho que fiquei zen também...
    rsrsrs E a canção, nem se fala.
    É linda demais !
    Beijinhos.
    Vera

    ResponderExcluir
  7. Flora
    Depois de uma semana agitada às voltas com o meu PC, que bom foi vir aqui. As suas boas energias contagiaram-me e fiz as pazes com a net.
    Não vou escrever sobre a água. Todos sabemos o que se passa e o que nos espera, mas poucos fazem alguma coisa para alterar o rumo dos acontecimentos. Fiquei zen também.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  8. Meu sempre jovem amigo João:

    Velhos são os trapos, mas ainda assim tem sua utilidade, nem que seja para fazer limpeza do chão...

    Estou Zen, mas continuo preocupada com o Planeta que vou deixar para meu neto de 17 anos.

    Portanto, vou fazendo a minha parte, economizando água, energia, comprando só o necessário, cuidando do meu lixo - que é bem pouco.

    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  9. Seus comentários, meu queridíssimo comparsa de vida, são sempre muito queridos e esperados.
    Receber sua aprovação é muito importante para mim, como você já sabe.

    A água faz essas coisas com a gente: mexe com as emoções, acalma (os longos banhos do Roberto que o digam...), deixa tudo fresquinho, revigorado.

    Viva a água !

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi, Gina:
    Aqui em casa, eu e o Gilberto andamos com nossas garrafinhas o tempo todo. E quando saímos, elas também vão passear conosco.

    Agora com esse frio enorme que estamos passando, eu bebo água morna ao acordar (dizem que é o ideal), pois não consigo beber a água "congelada" que sai do filtro de manhã cedo.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Hazel:
    Que bom que gostou do texto e das fotos !
    Acredito que a música você não conhece, não é mesmo ?

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Oi, Dora:
    Obrigada pela visita !
    Já fui lá conhecer seu blog, viu ?

    Se os homens soubessem o que está acontecendo com a água do planeta, se tomassem conhecimento dos interesses financeiros que estão manipulando a vida na terra, certamente nem conseguiriam dormir sossegados...

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Oi, Vera;

    Essa canção é simplesmente emocionante, quando absorvemos tudo o que a água significa.

    Ter água pura hoje em dia, é um luxo que muitos povos não possuem. Nós, que vivemos nesse país abençoado que é o Brasil, nem conseguimos imaginar o que anda acontecendo pelo resto do mundo...

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lourdes:
    Ficar Zen é muito bom, mas muitas vezes temos que sair à luta, nem que seja uma luta de palavras pela internet.
    Você tem razão: poucos tentam mudar a situação.
    A "luta" pelo pão-de-cada-dia ofusca a visão, impedindo que vejamos que se algo não for feito, a situação no planeta será catastrófica.

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!