terça-feira, 15 de junho de 2010

CULINÁRIA VEGETARIANA - Bolo de Repolho

Para quem não quer comer bichinhos, existem muitos pratos saborosos.
Digo isso porque ouço sempre aquela pergunta tradicional: mas então, o que vocês comem ? E a minha resposta é: tudo, menos carne !

BOLO DE REPOLHO

Essa receita foi passada pela minha madrinha de crisma, excelente cozinheira, e é um dos pratos que faço com frequência aqui em casa. Também pode ser feito com outros legumes, e já fiz com abobrinha italiana. A maneira como ela me ensinou foi a usada pelas ótimas cozinheiras antigas, que faziam tudo "à olho". Eu fui adaptando à minha forma de medidas, mais ou menos precisas:

1/4 de repolho pequeno bem picado - 3 colheres de sopa de parmesão ralado
1 pimentão picado - 3 ovos
1 cebola picada - 1 colher de sopa de ricota defumada ralada
1/2 xícara de óleo - 1 colher de sopa de fermento em pó
azeitonas à gosto - 1 xícara de farinha de trigo
sal à gosto - salsa picada ou orégano
Misture tudo, menos as claras, que são batidas em neve e acrescentadas por último.
Forma untada, forno médio.

Eu costumo usar 1/2 xícara de farinha branca e 1/2 de farinha integral.
O da foto foi feito para o almoço de domingo, e o marido guloso tirou um pedaço antes da foto !

8 comentários:

  1. Hummmm!!! Deu água na boca!

    Já copiei a receita...tenho várias no "PC" mas quero fazer um livro, sabe?! Bem mais saboroso pegar o livrinho e fazer as receitas, né?!

    Beijo na sua nobre alma e grata por compartilhar a receita!

    ResponderExcluir
  2. Flora!!!! que delícia deu até água na boca!!!rsss...hummmm...que vontade de provar...
    tenha uma ótima quarta-feira amiga e vê se não some, tô sentindo sua falta nos bloguinhos...rsss
    bjs mil...Vivi

    ResponderExcluir
  3. Flora!
    Adorei a receita, porém gostaria de trocar por outros legumes. Qual seriam eles? Vou fazer no final de semana.
    Beijinhos, Flora

    ResponderExcluir
  4. Oi, Selena:
    Obrigada pela visita !
    Já fui espiar seu cantinho azul-luar.
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Vivi:
    Estou sempre acompanhando o Panelinha de Barro e fazendo comentário, viu ?
    Parabéns pelo novo trabalho, e boa sorte !
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fátima Rosana:
    Já respondi no seu blog.
    Já fiz com abobrinha e gostei.
    Faço sempre com repolho pois é uma maneira de usá-lo e nem fica com gosto, o que é bom para os que não gostam do seu sabor.

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Flora
    Ora aí está uma receita onde eu nunca pensaria pôr o repolho mas, depois de ler a receita fiquei curiosa por experimentar. O aspecto é apelativo, mesmo com falta duma colherada.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lourdes:
    Gosto de receitas fáceis e que usem ingredientes que não costumamos usar rotineiramente.

    Eu gosto muito desse Bolo de Repolho e faço sempre.

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!