segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

QUEM SAI AOS SEUS NÃO DEGENERA. !

Entre fazer artesanato para exposição e loja, e ainda organizar outro Curso de Numerologia, meu tempo encolheu mais um pouquinho, e pouco posso andar por aqui. Ainda assim, não quero deixar de escrever alguma coisa...


"Quem sai aos seus não degenera", diz o sábio ditado.
Meu avô materno, Adelino, era um jardineiro amador de mão cheia. Quando voltou para Portugal, ( já com mais de 70 anos !) construiu uma casa e plantou um belo jardim.
Na foto, minha mãe no meio das flores. Vasos e canteiros por todo lado !

Outro recanto florido, e minha mãe no meio das plantas.
Quisera ter tantas flores assim aqui no meu sítio !
Além do jardim, horta, pomar - inclusive uma parreira - faziam parte da propriedade.
Tudo muito bem cuidado.



Em 1965 meu pai foi à Portugal resolver assuntos familiares, e aqui está ele no jardim junto com minha avó Olívia e primas que, tendo viajado para Portugal, foram visitá-la. A primeira à esquerda é a querida prima Anunciação, de quem tenho ótimas lembranças.

Quantas flores !
Minha mãe, em 1968 quando foi com meu pai trazer minha avó de volta, após o falecimento do meu avô.
O lugar : Branca, ou como constava no enderêço das inúmeras cartas que enviávamos - Souto da Branca, Laginha, Portugal.


Minha mãe herdou o gosto pelas plantas, e eu continuei a herança, repassando-a para minha filha que também vive cercada de "mato".

4 comentários:

  1. Agora estou cercada de mato em demasia!!! rsrsrs Já combinei com o Paulo para vir podar as amoreiras e bananeiras que escureceram meus canteiros com seus galhos imensos. Espero conseguir salvar o que está firme e forte: pés de couve, maracujá(outra safra em andamento), capim limão, manjericão, manjerona, alecrim, erva-doce, cebolinha, pimenta, hortelã(sempre e muita), brócolis... e tb o trevo de 4 folhas, o gerânio e a roseira vermelha(esta mais pra lá do que pra cá por causa das formigas...A branca e a rosa estão em vasos, em segurança) Digo "salvar" porque vc sabe como são os homens na hora de limpar o jardim! Administrar a enxada do marido já é difícil, imagina a enxada, a foice e o tesourão de um monte de jardineiros! rsrsrsrs

    beijo!

    ResponderExcluir
  2. Bom, Cláudia, de mato nós também estamos mais do que cercados ! Com essa chuvarada e a falta de tempo para cuidar, haja mato !
    Mas está tudo tão verdinho que dá gosto olhar. E o meu querido Lírio-do Brejo ? Perfume por todo lado.
    Benza Deus...

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Flora.
    que lindo jardim seu avô fez...
    e bem se vê que você seguio o mesmo caminho, já eu não posso dizer que puchei ao meu pai, sempre reclama das flores que plantamos, e dos meus cactus então nem se fala, sempre diz para mim arrancar metade, que dá muito cerviço cuidar de tantos, (eu não acho) e por aí vai,
    mas em compensação tenho um tio que ama flores, onde ele está sempre tem, planta por todo o lado... acho que puchei mais por ele...

    Flora, obrigada pela ajuda com as postagens, hoje troquei o editor para a opção mais moderno, foi muito dificil fazer a postagem... já voltei para opção editor antigo....

    um grande abraço...

    Rosan

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rosan:

    Meus avós admiravam as plantas, meus pais também. Cresci cercada de plantas, pois minha mãe (que era muito prática e não gostava de quintal de terra), adorava "plantas bonitas", como costumava dizer, e tinha vasos e mais vasos. Até em apartamento cultivava suas plantinhas.
    Eu já gosto de qualquer planta, inclusive os capins, como já escrevi numa postagem.

    E minha filha seguiu o mesmo caminho, além de ter sua bela coleção de ervas medicinais e aromáticas.

    Beijo

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!