quarta-feira, 18 de março de 2009

FRANCISCO ALVES - O REI DA VOZ

Francisco de Morais Alves, cantor, compositor e violonista nasceu em 19/8/1898 no Rio de Janeiro. Sua carreira de cantor começou em 1918, mas foi a partir de 1929, quando fez sua estréia no rádio, apresentando-se na Rádio Sociedade que seus discos começaram a sair em profusão e alcançou a fama que jamais perdeu até falecer.

Interpretou todos os gêneros e foi quem mais gravou em toda a história dos discos de 78rpm no Brasil: 526 discos com 983 músicas. Como compositor deixou cerca de 132 músicas.
Entre seus muitos sucessos eu destaco:

A mulher Que Ficou naTaça/ Malandrinha/ Serra da Boa Esperança/ Céu Cor-de-Rosa/ Oi, Iaiá Bahiana/ Nervos de Aço/ Caminhemos/ Maria-La-Ô/ Esses Moços/ Cadeira Vazia/ A Estrada do Bosque/ Pálida Morena/ Dama de Vermelho/ Cinco Letras que Choram.

Francisco Alves também participou de filmes, e é emocionante poder ver e ouvir novamente o Rei da Voz aqui.

A partir de 1941 fixou-se na Rádio Nacional e seu programa dos domingos ao meio-dia, "Quando os Ponteiros se Encontram", apresentado pela locutora Lúcia Helena, obteve maciça audiência em todo o Brasil.
No dia 27 de setembro de 1952, Francisco Alves faleceu num trágico acidente na Rodovia Presidente Dutra, quando voltava de São Paulo para o Rio de Janeiro.
"Nada se pode comparar as pompas fúnebres, ao espetáculo do enterro de Francisco Alves, o Chico Viola, como era carinhosamente chamado.
Centenas de milhares de pessoas compareceram ao velório realizado no saguão da Câmara Municipal, e outras tantas acompanharam o carro do Corpo de Bombeiros que levava o Rei da Voz até o cemitério São João Batista."
Assim noticiava a revista O Cruzeiro do dia 11 de outubro de 1952.

Cada país tem seu artista máximo, seja por um período, seja "eternamente enquanto dure", como dizia o poeta Vinícius de Morais.
Francisco Alves representou para o Brasil, o que Carlos Gardel foi, e ainda é, para aArgentina.
Assim como a fenomenal Amália Rodrigues, a Rainha do Fado, é o expoente máximo de Portugal, para o mundo. Eu, pessoalmente, gosto muitíssimo de sua voz, suas canções e seu jeito de cantar com a alma.

Muito já se escreveu sobre Francisco Alves, sua carreira, seu sucesso, porém o mais importante é a beleza de sua voz que ficou registrada para sempre e pode ser apreciada em todas as manhãs de domingo, aqui em São Lourenço, no programa "Porque hoje é Domingo".

4 comentários:

  1. Bom dia, Flora!
    Vim aqui responder ao comentário. Aquele cantinho das plantas fica na sala, sim.

    Realmente, também acho muito bonito o cantinho - e só de pensar que a maior parte das plantinhas que lá tenho, vieram do lixus....!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Hazel:
    Eu, assim como muitos dos que acompanham seu blog, fico impressionada com a quantidade de coisas incríveis que v. encontra no lixo !
    Talvez seja seu olhar arguto... Por sua influência passei a observar os ambientes, mas por aqui não temos um lixo tão rico.
    Beijo e obrigada pela visita.

    ResponderExcluir
  3. AO PROCURAR OI YAYA BAIANA ENCONTREI V. SITE. PRODUZO PROGRAMA DE MUSICA POPULAR DA VELHA GUARDA HÁ CERCA DE 50 ANOS E O ALMA BRASILEIRA PODE SER ACESSADO PELA WWW.CENTRALDOPARANA.COM.BR AOS DOMINGOS DAS 8 AS 10 HRS.MUSICA DE 1ªLINHA. PARABENS PELO FRANCISCO ALVES.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Aldo, que bom receber seu comentário !
    Vou ouvir seu programa sim, pois adoro músicas antigas, especialmente as das décadas de 30 a 50, que é considerada a época áurea da música brasileira e mundial.
    A Rádio Estância, que transmite o programa que citei, agora também está na internet. http://www.radioestancia.com.br/amlive/am.html

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!