terça-feira, 6 de janeiro de 2009

FELIZ ANIVERSÁRIO !

No dia do aniversário de minha irmã Nelia, enviei-lhe, como presente, algumas lembranças de nossos aniversários de criança:11 de julho de 2007

Parabéns, Nelia:

No dia do nosso aniversário a mamãe colocava a toalha de veludo azul estampado (que foi feito dela?) na mesa quadrada da sala de jantar. Na jarra, palmas e um só galho de angélica, pois só um bastava para perfumar o ambiente. No quarto do aniversariante, outra jarra continha lindos e perfumados cravos.
Sanduíches de queijo e presunto, bolinhos de bacalhau, cajuzinhos, docinho de coco com cravo espetado (o meu preferido naquela época), e um bolo que poderia ser de padaria, ou encomendado a alguém.
E ficávamos esperando as visitas que nos trariam presentes e encheriam a casa de movimento e alegria. Lembra do seu Joãozinho, magrinho, com a dona Julieta grandona ? Ele tinha uma papelaria na Cancela, em São Cristovão, e acho que uma vez levou bolas de encher.
Era tudo tão simples, mas quanta felicidade sentíamos ! E o tratamento especial que o aniversariante recebia dos outros irmãos, que não brigavam com o homenageado do dia ?
Para mim o dia do aniversário era muito especial (e sinto até hoje assim), por todas essas coisas, e também pelos presentes, que muitas vezes não correspondiam às nossas expectativas..

Espero que você tenha tido um dia tão feliz quanto esses puros anos da infância.

Com muito carinho
Flora Maria

E minha irmã assim respondeu:

Oi, Flora, obrigada pela mensagem. Você me fez voltar à minha infância. Eu não me lembro dessa toalha de veludo azul. Das flores eu lembro e até queria continuar essa tradição aqui em casa, mas nunca sobrava dinheiro para flores.
Eu sinto muita falta de falar da nossa infância, lembrar das brincadeiras e das coisas que a gente aprontava.
Da dona Julieta eu lembro que ganhei no dia da nossa Primeira Comunhão um jogo de panelinhas de alumínio que até tinha chaleira e eu fiquei louca com o presente.
Lembra que a gente ficava disputando quem tinha madrinha mais rica ? Você sempre saía perdendo porque a vovó era pobrezinha e não podia dar presente caro !
É muito bom lembrar, pois nós tivemos uma infância muito feliz, e uma infância feliz é muito importante na formação do caráter do adulto. Eu sempre digo para as meninas que elas podem reclamar de não ter tido lindos brinquedos e roupas de marca, mas uma infância feliz elas tiveram.
Eu me considero uma pessoa privilegiada por ter tido uma vida e uma família tão boa e equilibrada.
E agradeço todos os dias pela saúde, pelo abrigo de uma casa e pelo pão de todos os dias.

Um beijo
Nelia
A minha querida irmã Nelia mora muito distante de mim, lá no Nordeste brasileiro, e por falta de tempo e dinheiro, ficamos muitos anos sem nos encontrarmos.
Mas as lembranças estão sempre conosco, perpetuando o amor e o carinho pela família.

4 comentários:

  1. Que ternura, Flora... amoleceu o meu coração (ainda mais).

    Parabéns à D. Nélia!!

    Beijos
    P.S. - Adorei a forma como a vossa família celebrava os aniversários. Nem imagina o quanto.

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Hazel:

    Eu também fico amolecida com essas recordações. Sempre gostei muito da minha irmã mas, por conta do destino, ela logo depois do casamento foi morar distante da família.
    Porém na período Natalino ela e as meninas vinham passar as festas conosco. Essas lembranças dos Natais são fortíssimas para minhas sobrinhas até hoje.

    Minha mãe sempre valorizou muito os aniversários, e eu herdei isso dela. Com dinheiro, ou sem dinheiro, o aniversário era comemorado.
    Na minha casa comecei um ritual da mesa do café da manhã arrumada com carinho para o aniversariante. O simples café com leite e pão com manteiga ganhava ares de festa com uma louça melhor, flores ou bilhetes carinhosos.
    Até os filhos, ainda criança participavam dessa singela homenagem.
    Pequenos detalhes fazem a diferença...

    Beijo
    Flora Maria

    ResponderExcluir
  3. Olá Flora!

    Querida amiga!
    Fiquei emocionada com as suas doces recordações.
    Tudo lindo, com muito amor e como sempre no seu modo de contar parece que estou a imaginar-me sentada lá num cantinho, tão real e sincera é a sua descrição.
    Deve ter um carinho muito grande pela sua irmã Nélia, mas por vezes a vida dá tantas voltas e acabamos por ficar longe uns dos outros. No entanto as boas recordações ficam sempre...
    Agradeço os seus votos deixados no Magia, mas com a avaria do computador, com a vinda dos filhos, acabei por atrasar muito as minhas visitinhas.Dou-me por feliz por ao menos no Natal conseguir ainda juntar, embora que por uma semana, todos os 7 filhos.
    Os meus parabéns para a sua irmã e para si e família os melhores votos para 2009 com muita inspiração para os seus artesanatos.
    bjs
    Nélia

    ResponderExcluir
  4. Oi, Nélia:
    Aqui no Brasil ficou em moda, há uns tempos, a frase que foi usada em campanha no trânsito e que dizia :
    -"Gentileza gera gentileza".

    Carinho gera carinho, amor gera amor, emoção gera emoção...

    Com minhas lembranças emotivas acabo emocionando quem lê, e a emoção volta para mim ao ler os comentários de vocês.

    Obrigada.
    Beijo
    Flora Maria

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!