domingo, 9 de novembro de 2008

ACEITA UM CHÁ ?

Cresci vendo essas xícaras, pois em todas as casas existiam "cristaleiras" e lá estavam elas decorando o móvel de sala. Só eram usadas para visitas, pois sua louça fina não resistiria aos embates do dia-a-dia.

Essa sempre foi a minha favorita, com seu dragão em alto relevo e sua vibrante cor laranja. Pertencia à minha mãe, e creio que foi presente de casamento (1944). Da coleção de 6 restou 1 para contar a história...
"Made in Japan".
Esta outra me fascinava com sua cor dourada. Seria de ouro ? Talvez eu assim pensasse quando era criança, diante do seu dourado intenso. Também pertencia à minha mãe, e creio que sempre foi filha única. "Made in Japan"
Esta, aparentemente menos suntuosa, exibe uma linda tonalidade furta-cor em seu interior, e apesar da "lembrança" escrito em português, expõe um "made in japan" no fundo.
Para o brasileiro cafezinho, xícaras japonesas, mas esta não possue nenhuma identificação de sua origem. Também pertenceu à minha mãe.
Outro exemplar em alto relevo, desta vez pertencente à minha sogra. Na cristaleira da minha avó Flora existia o jogo completo para café e chá, mas não sei que fim levou...
Também "Made in Japan".

Diante dessas "jóias" de delicadeza, e que não eram coisa de rico, pois minha família era simplesmente remediada (como gostava de dizer meu sábio avô Adelino), não posso deixar de pensar em como o Mundo era suave e chique. Diante do "oceano de plástico" reinante, da pressa para não se chegar a nada, da ambição que faz com que cada vez mais tudo seja tosco, feio, mal acabado (vide as louças das lojas de $1,99), só me resta perguntar:
-Aceita um chá ?

9 comentários:

  1. Olá Flora
    Por acaso até aceitava o chá se estivesse mais perto,porque esta noite esta tão fria que mesmo com a estufa ligada sinto frio e um chá quentinho até ía bem, ainda mais numa dessas maravilhosas chávenas. Ainda não vim buscar o Meme, porque a filhota ainda não veio a casa e eu não sou perita. Uma boa semana para si. Bjs de manta de retalhos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elisa:
    Se v. viesse eu iria oferecer-lhe um chá quentinho de capim-limão, com suco de limão e folhinhas de menta, tudo colhido no meu quintal.
    Mas iria pedir-lhe que trouxesse um daqueles maravilhosos bolos que v. faz !

    Quanto ao Meme, não se preocupe, pois eu peno um bocado para resolver essas coisas de computador. Ainda não consegui pôr a foto do mimo que ganhei, e olhe que já consegui anteriormente, mas esqueci como se faz.

    Beijo
    Flora Maria

    ResponderExcluir
  3. Aceito, sim!

    Que lindas e invulgares, essas chávenas...

    Isto é mesmo coisa de portuga: as cristaleiras com chávenas que só eram usadas pelas visitas importantes. Em casa dos meus pais era igual. Ainda hoje eles lá têm a sua cristaleira com os serviços de chá intactos.

    Nunca compreendi isso. Mas é assim mesmo a tradição destas gerações.
    Guardam as melhores loiças a vida toda, e raramente as usam.

    Vim agradecer, do fundo do coração, pelos comentários, que recebi com muito carinho.

    ResponderExcluir
  4. Ainda sobre Sintra. É, efectivamente, um lugar mágico. Tem um microclima único, e energias poderosíssimas. Nunca me lembro de fotografar, mas, de vez em quando, vou publicar algumas fotos dos sítios que me encantam, e onde me perco (e encontro).

    ResponderExcluir
  5. Oi, Hazel:
    O ser humano vive nos extremos- nos tempos idos poupavam muito, deixando de usufruir das coisas para economizá-las/nos tempos atuais é um total desperdício, e nada tem valor.
    Eu busco o "caminho do meio", procurando usar sem desperdiçar.
    Quando eu e minha irmã Nelia ficamos mocinhas convencemos minha mãe a usar sua linda louça de porcelana inglêsa, que ganhou no casamento e nunca era utilizada.
    Aí nossas celebrações ao longo do ano ficaram mais bonitas.
    Beijo
    Flora Maria

    ResponderExcluir
  6. Hazel, nós tivemos um "mestre" que contava que Sintra era um dos locais místicos/mágicos do planeta, e isso foi criando para seus ouvintes uma aura fascinante de mistério sobre tão belo recanto.
    Beijo
    Flora Maria

    ResponderExcluir
  7. Menina,sou apaixonada por louças.Tenho tb uma coleção de xícars,inclusive tenho uma chinesa igual a sua...não posso ver essas coisas que já quero comprar uma...ah!mulheres somos muito consumistas...kkkk...
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. O mais interessante, Sonia, é que nos aproximamos de quem tem gostos parecidos com o nosso, não é mesmo ?

    Beijo e obrigada pela visita.
    Flora Maria

    ResponderExcluir
  9. Maravilhosas!!!!!!!!!!!!
    Fiquei encantada!!!!!
    beijinho
    Tina (MEU CANTINHO NA ROÇA)

    ResponderExcluir

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!