quarta-feira, 4 de junho de 2008

"DIA DO MEIO-AMBIENTE" 2008

Dia do Meio-Ambiente - 5 de junho...
Durante 364 dias o Homem "pinta e borda", queima e corta, polue e devasta. Mas no dia do Meio-Ambiente faz homenagens e discursos, para no dia seguinte voltar ao ritmo normal de vida com a consciência tranquila.

O clima está mudando, os rios secando, desastres naturais aumentado a cada ano.

Mas a novela das 8 está muito boa, foi lançado um novo refrigerante e a coleção de inverno está sensacional !!!

Um dia minha filha trouxe da escola este texto, e costumo divulgá-lo, principalmente no Dia do Meio-Ambiente, para que sirva de lembrete desagradável, mas necessário. Transcrevo-o como foi escrito, com os termos e temas da década de 1970.

INVERSÃO DO RELATO DA CRIAÇÃO
(Jorg Zink) - 1979

No princípio Deus criou o céu e a terra. Depois de muitos milhões de anos, o homem criou coragem e resolveu assumir o comando do mundo e do futuro.

Então começaram os sete últimos dias da história.
-Na manhã do primeiro dia, o homem resolveu ser livre e belo, bom e feliz. Resolveu não ser mais a imagem de um Deus, mas ser simplesmente homem. E como devia acreditar em alguma coisa, acreditou em liberdade e felicidade. Em bolsa de valores e em progresso, em planejamento e desenvolvimento e especialmente em segurança. Sim, a segurança era a base. Disparou satélites perscrutadores e preparou foguetes carregados de bombas atômicas.
E FOI A TARDE E A MANHÃ DO PRIMEIRO DIA.

No segundo dia dos últimos tempos, morreram os peixes dos rios poluídos pelos dejetos industriais, morreram os peixes do mar pelo vazamento dos grandes petroleiros e pelo depósito do fundo dos oceanos que eram radiativos. Morreram os pássaros do céu impregnados de gases venenosos - inversão térmica. Morreram os animais que atravessavam incautos as grandes auto-estradas, envenenados pelas descargas plúmbeas do trânsito infernal. Mas morreram tambem os cachorrinhos de estimação pelo excesso de tinta que avermelhava as linguiças.
E FOI A TARDE E A MANHÃ DO SEGUNDO DIA.

No terceiro dia secaram o capim dos cerrados, a folhagem das árvores, o musgo nos rochedos e as flores nos jardins, porque o homem resolveu controlar as estações segundo um plano bem exato. Só que teve um pequeno erro no computador da chuva, e até que descobrissem o defeito, secaram-se os mananciais, e os barcos que singravam os rios encalharam nos leitos ressequidos.
E FOI A TARDE E A MANHÃ DO TERCEIRO DIA.

No quarto dia, morreram 4 dos 5 bilhões de homens: uns contaminados por vírus cultivados em provetas eruditas; outros por esquecimento imperdoável de fechar os depósitos bacteriológicos, preparados para a guerra seguinte; outros ainda morreram de fome porque alguém não se lembrava mais onde escondera as chaves dos depósitos de cereais.. E amaldiçoaram a Deus: se Ele era bom, porque permitia tantos males ?
E FOI A TARDE E A MANHÃ DO QUARTO DIA.

No quinto dia os últimos homens resolveram acionar o botão vermelho, porque se sentiam ameaçados. O fogo envolveu o planeta, as montanhas fumegavam, os mares evaporaram. Nas cidades, os esqueletos de concreto armado ficaram negros, lançando fumaça das órbitas abertas. E os Anjos do céu assistiram espantados como o planeta azul tomou a cor do fogo, depois cobriu-se de um marrom sujo, e finalmente ficou cor de cinza. Eles interromperam os seus cantos durante dez minutos.
E FOI A TARDE E A MANHÃ DO QUINTO DIA.

No sexto dia, apagou-se a luz: poeira e cinza encobriram o sol, a lua e as estrelas.
E FOI A TARDE E A MANHÃ DO SEXTO DIA.

No sétimo dia havia sossego, até que enfim !
A terra estava informe e vazia, as trevas cobriam o abismo e o espírito do homem, o fantasma do homem, pairava sobre o caos.

MAS NO FUNDO DO INFERNO COMENTAVA-SE A HISTÓRIA FASCINANTE DO HOMEM QUE ASSUMIRA OS COMANDOS DO MUNDO E GARGALHADAS ESTRONDOSAS ECOARAM ATÉ OS COROS DOS ANJOS.

Meus senhores, nada impede que o homem vá até o fim de suas possibilidades, mas resta ainda uma esperança:
Que o mundo e o futuro do homem não estejam nas suas próprias mãos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECEBER SUA VISITA É MUITO BOM !
LER SEU COMENTÁRIO, É MELHOR AINDA !!!